um indivíduo, mas também pode revelar as características físicas de uma pessoa, juntamente com sua saúde e doenças que ela está propensa a contrair. Assim o estudo dos dois luminares o Sol e a Lua junto com os planetas ajuda muito no conhecimento dos fatores de saúde de um indivíduo. As posições dos planetas no zodíaco são tomadas e o "dasha" que mostra quando um determinado corpo celeste dominará a vida de uma pessoa são organizados. Antigamente, Hipócrates, um médico famoso, costumava estudar primeiro o mapa natal de uma pessoa e depois prosseguir com seus tratamentos.
A influência dos planetas nos signos e nas casas é responsável pela saúde de uma pessoa que pode ser realizada durante o Dasa e Vidasa de um planeta. Assim, a doença aguda ou crónica ocorre quando os planetas não estão na posição correta. Existem outros fatores, como tempo e espaço, que também são responsáveis por outras doenças gerais. Cada órgão do corpo é governado por um planeta ou signo do zodíaco ou por uma casa específica. Para estudar o aspecto da saúde o significado do signo, da casa (de Rasi) e dos planetas deve ser sobreposto e sincronizado. A sexta casa, e seu governante junto com o karaka da respectiva casa, Saturno, denota as doenças na astrologia védica. A décima primeira casa também é um indicador de doenças.
Na astrologia indiana, uma doença ou enfermidade pode ser diagnosticada muito antes de sua manifestação se for dito que um planeta recebe aspectos ruins como quadratura (90 graus) e oposição (180 graus). atingir uma pessoa quando os chamados planetas ruins como Saturno, Marte, Rahu, Kethu, Urano, Netuno, Plutão estão concentrados na 6ª casa que é destinada a doenças ou na 12ª casa que é um local de morte.
Um signo mooltrikona residindo no regente da sexta casa é um indicador de saúde. Um mapa natal quando lê Virgem, Escorpião e Peixes ocupados por planetas como Saturno, Marte, Rahu, Kethu, Urano, Netuno e Plutão, então é certo para algumas doenças ou outras. Diz-se que a lua desempenha um papel importante nas funções do corpo humano, pois governa o sangue. As doenças cardíacas são representadas principalmente pelo regente da quarta casa e pelos planetas Sol e Lua, sendo o mercúrio o principal indicador. Quando Marte está muito fraco no signo de Áries, mostra todos os sinais de problemas cardíacos. As partes musculares e as artérias são governadas por Marte e Júpiter, respectivamente.
Defeitos físicos permanentes no corpo, como mudez, estrabismo, cegueira, defeitos nos membros, etc., são principalmente devidos à posição dos planetas. Planetas maléficos como Sol, Marte e Saturno como senhores de Kendra (1, 4, 7 e 10) são benéficos. Os planetas benéficos, nomeadamente Lua, Mercúrio, Júpiter e Vênus, como senhores de Kendra, são maléficos; mas postulados em Kendra são benéficos. Quando planetas como Marte, Saturno ou Rahu ocupam um signo lunar, isso resultará em defeitos nos órgãos urinários e nos órgãos sexuais. A 1ª e a 7ª casas com uma conjunção maléfica de Saturno e Marte resultam em impotência.
Sol ou Marte em signo de nascimento/Rasi aspecto com Marte ou Sol, o nativo terá doenças pulmonares. Saturno em Libra, afligindo Mercúrio, induz espasmos muito obscuros nos vasos sanguíneos dos rins, o que freqüentemente só é confirmado após muitos testes de amostras de sangue, simplesmente porque a condição continua mudando com os movimentos dos planetas. Da mesma forma, um estudo aprofundado sobre apendicite e seu tipo e suas influências astrológicas é estudado e conclui-se que Rahu e Marte em relação à 6ª Casa revelam a suscetibilidade de uma pessoa à apendicite. Marte é o mais energético entre os planetas que governa a medula óssea, o sistema imunológico do corpo e o impulso sexual. Portanto, qualquer mau funcionamento dos itens acima é o resultado de Marte estar no lugar ou posição errada. Qualquer planeta posicionado na casa do mal, como a 3ª, 6ª, 8ª e 12ª casas, dá aos proprietários efeitos maléficos.